quinta-feira, 21 de maio de 2009

Deu Shakhtar!


Em uma longa partida de 120 minutos, o Shakhtar Donetsk venceu o Werder Bremen, por 2x1, e conquistou a Copa da UEFA de 2009.

A partida contou com a atuação determinante dos jogadores brasileiros para ambas as equipes. Para começar a enumeração, do lado do Bremen, Diego - um dos principais jogadores da equipe - não pode entrar em campo pois foi suspenso na semi-final contra o Hamburgo. O outro brasileiro do lado do Bremen, foi Naldo que fez o gol em cobrança de falta contando com a ajuda do goleiro.

Já no Shakhtar, Luiz Adriano marcou o primeiro e Jadson fez o segundo e decisivo gol, já na prorrogação, que deu a conquista para o time ucraniano. Completando o "time" brasileiro ainda estam no Shakhtar, Ilsinho - que foi determinante na semi - Fernandinho e William.

Chamou-me a atenção a maneira como os jogadores se comportaram em campo. Ambas as equipes jogaram o jogo de sua vida. Até porque não é todo dia que se tem uma final de competição européia entre um time Ucraniano e um time Alemão. Não se via aquele jogador querendo se destacar sobre os demais, aquele outro que achava que era o dono do time nem o que achava que era insubstituível. Mesmo não sendo uma partida espetacular, a vontade das equipes abrilhantou o jogo.


Fiquei feliz em ver, jogadores que deixaram o Brasil para jogar na Ucrânia, um país completamente diferente, em um time que não possui muita expressão no futebol mundial e aos poucos vai galgando esse espaço. Pessoas que encontraram no Shakhtar a oportunidade de jogar em gramados europeus e com certeza abriram mão de muitas coisas, deixaram aqui no Brasil amigos e familiares, para daram prosseguimento no seu sonho de ser um jogador de sucesso.


Assim é a Copa da Uefa, a competição que os times europeus, classificados por alguns como "times pequenos", tem a possibilidade de mostrar seu futebol para o mundo e conseguir a tão sonhada e desejada classificação para a Liga dos Campeões da Europa. O dono da vez, foi o Shakhtar que merecidamente, com esforço e determinação conquistou a última edição da Copa da Uefa, que temporada que vem terá outro nome, conseguindo a vaga na Liga dos Campeões. Assim, o Shakhtar está tendo seus 15 minutos de fama!


Nenhum comentário:

Postar um comentário