quarta-feira, 24 de junho de 2009

Na terra do Leão, destaque é a Zebra!


O que parecia impossível, aconteceu. A seleção dos EUA chega a final da Copa das Confederações após a vitória de 2x0 sobre a Espanha, que até então estava invicta a 35 partidas. Como isso aconteceu? Não tenho muita certeza, alguns nomes podem ser levantados como fatores que colaboraram para esse feito: Bob Bradley, técnico dos EUA; Sérgio Ramos, após falhar no segundo gol; Howard, que parou o ataque da Fúria; Barack Obama, que devia estar torcendo bastante e deu sorte. Um desses deve ter feito a diferença.


Claro, não se pode tirar o mérito da seleção dos EUA, mas algo que me chamou bastante atenção na última rodada da fase de grupos, foi que os Estados Unidos praticamente não era cogitado na briga pela segunda posição do grupo B. O foco estava na Itália e caso algum desastre acontecesse o Egito se classificaria e a seleção norte-americana já era dada por desclassificada.


Mas quando a seleção perde, ninguem gosta, ou pelo menos não tem vontade, de avaliar a parte proveitosa da equipe na partida. Desde o começo os EUA jogavam para frente, enfrentando o adversário seja ele qual fosse. Fugia daquele futebol de time pequeno, retrancado, medroso, que só chuta para frente e torce para em um momento de sorte a bola entrar e caso não ocorra, o empate já lhes agrada. Contra a Itália levou 3 gols, mas saiu na frente no placar e dois dos três sofridos foram de fora da área, dois belos chutes dos jogadores italianos. E contra o Brasil? Realmente contra o Brasil os EUA não teve uma atuação boa, mas demonstrou incomodar em alguns lances.


A seleção norte-americana está longe de ser uma seleção forte. Dentro das limitações, Bob bradley faz o possível para levar o time adiante. Construiu um sistema defensivo muito forte, em linhas de quatro, que inviabilizou a chegada do ataque espanhol com facilidade dentro da área. Assim a Espanha tentava levar perigo pelos lados do campo, com Sérgio Ramos e Riera, mas quando a bola era levantada para área, tinham sempre cinco jogadores norte-americanos próximos para atrapalhar ou evitar a conclusão da jogada. Bradley, vê nas subidas rápidas ao ataque, uma de suas principais armas, sendo Donavan e Dempsey os responsáveis a articular as jogadas.


A Espanha não pode ser crucificada, nem ter sua potencialidade colocada em xeque, até porque invencibilidade de 35 partidas não é para qualquer um. Teve domínio de bola durante toda a partida e chegou frequentemente ao ataque. O único erro foi a falta de pontaria para a conclusão das jogadas e , em duas bobeiras da zaga, levaram dois gols. Ainda continuo achando a Espanha uma das candidatas ao título da Copa do Mundo de 2010, mas claro, ainda precisa de alguns acertos na equipe.


Assim, a zebra vai ganhando força e tamanho na reta final da Copa das Confederações, ficando um aviso para o Brasil, que favoritismo não ganha jogo. A partida tão esperada entre Brasil e Espanha foi adiada, talvez até a Copa do ano que vem. E nós ficamos por aqui, torcendo para que a zebra tenha aparecido pela última vez na Copa das Confederações.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Especulações da Bola





Essa parte do blog é reservada para debates a respeito de contratações, vendas e especulações do mundo da bola. Fiquem à vontade para dar seus pitacos!

(Real Madrid)

Xabi Alonso e Álvaro Arbeloa poderiam ir para o time merengue por 44,5 milhões de euros.

O lateral Gabriel Heinze está na lista de saída do Real, possivelmente será para o Tottenham.

Frank Ribéry mais próximo do Real Madrid, seu agente já negocia sua saída do time Alemão.

Albiol, zagueiro do Valência poderá ser transferido para o time de Madrid por 15 milhões de euros.

A chance de contratar Ibrahimovic e Maicon aumenta, pois Massimo Moratti, presidente da Internazionale, irá a Madrid ouvir as propostas.


(Barcelona)

Essien afirma ter vontade de jogar pelo Barça ou pelo Real Madrid.

Forlán coloca ponto final nos rumores: " Não tenho negociado com Barcelona, eles querem o Villa".

(Manchester United)


Manchester não renova contrato de Tévez que agora está sem clube. Manchester City e Corinthians sonham com possível acerto.

Alex Ferguson mira o Brasil para possível substituto de C. Ronaldo e Tévez, o alvo é Nilmar.

O jovem Douglas Costa pode ser nova promessa do Manchester United.


(Chelsea)

Clube inglês acertará com o lateral-esquerdo do CSKA, Zhirkov.
(Milan)

Artilheiro da Seleção brasileira, Luís Fabiano é alvo do Milan.

Dzeko do Wolfsburg também é sondado pelo time italiano.

(Internazionale)

Deco declara em entrevista a vontade de jogar pelo atual campeão italiano.




quinta-feira, 18 de junho de 2009

Oásis Africano


O que vem à cabeça quando se fala em África? Pobreza, talvez? Um continente que por muitos se diz abandonado por Deus, marcado por guerras civis, disputas étnico-religiosas, fome, doenças, dentre outros fatores que deram a este continente este fardo.


E como poderíamos definir uma Copa das Confederações? Uma prévia da Copa do Mundo, servindo de teste para o país sede e para as seleções? Mais uma competição para gerar capital? Até poderia ser, se esta estivesse ocorrendo na Europa ou nas Américas. Para o povo africano é muito mais do que um simples torneio de futebol. É a chance de resgatar a alegria, a esperança. Esquecer, nem que seja por alguns instantes, a dura realidade que vivem. Pode ser comparado com a descoberta de um oásis no meio do deserto, onde as folhas do coqueiro tapam o sol por um tempo, dando oportunidade para um breve respiro de alívio.


Assim o povo africano vai encontrando no futebol um meio de estar interligado com o restante do mundo. E não querem muito, se satisfazem só em ver as seleções e as estrelas mais famosas do mundo do futebol entrarem em campo, mesmo estando a vários metros de distancia. Vibram, dançam, cantam em qualquer partida, com qualquer gol. Tocam corneta durante os 90 minutos de partida mais os 15 de intervalo, levando espectadores, jogadores e repórteres a loucura com o zumbido que produzem. Estou no time desses que reclamam durante as partidas do imenso barulho irritante que provém da torcida, mas um pensamento me veio a cabeça. Será que não é uma maneira que o povo africano encontrou de dizer "Estamos aqui" ou o "grito" de desabafo para que o mundo possa ouvir?


A África está conseguindo ter dias sucessivos de felicidade. Ontem a África do Sul ganhou sua primeira partida na competição, uma boa vitória sobre a inofensiva Nova Zelândia, de 2x0 que podia ter sido mais. Hoje a África entra em frisson, após uma vitória histórica do Egito sobre a poderosa e atual campeã do mundo, Itália. De um lado Buffon, Cannavaro, Pirlo e Toni, que jogam para levar sua seleção às semi-finais da Copa das Confederações e defender a posição da equipe no ranking mundial. Do outro lado El-Hadary, Ahmed Fathy, Mohamed Zidan, Homos, que jogam para defender seu país, comemorando a vitória contra a Itália, como se fosse final de Copa do Mundo.


Como descendente de italiano e admirador do futebol da Azurra, torci para a Itália, mas no fim fiquei feliz com a vitória do Egito. O goleiro El-Hadary fechou o gol de todas as formas que pôde e teve seu dia de glória merecido. E me impressionou a maneira como se comportou em campo a seleção Egípcia, onde o time não ficou acuado, jogando no contra-ataque. O time se lançou para frente batendo de igual com a seleção italiana, tendo chances de ampliar o placar. Demonstrou também que contra o Brasil não foi uma partida atípica ou foi demérito dos jogadores brasileiros mas sim que o Egito conta com bons jogadores e tem raça e vontade de ganhar.


Ao fim lembro-me de uma sigla que ouvi sobre a África, "TIA" (This is África) ou "EEAA" (Essa é a África) que remete aos diversos problemas do continente. Mas agora vejo a sigla com outra visão. Essa é a África, que diferentemente do que parece, possui um povo alegre, animado, esperançoso e acima de tudo sonhador, para que um dia possam contar com um continente melhor e abençoado por Deus.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

"El Niño" da Fúria!


Kaká? Robinho? Pato? Que nada! O nome que está sendo mais falado em somente 1 final de semana de Copa das Confederações é o do jovem atacante espanhol, Fernando Torres.


"El Niño", como foi apelidado quando ainda jogava no Atlético de Madrid porque tem cara de criança, vem demonstrado o porquê de ter sido eleito o 3º jogador melhor do mundo, em 2008. Torres está tendo no Liverpool a melhor fase de sua carreira, que na minha opinião, ainda será melhor nos próximos anos.


Uma partida! apenas isso foi o necessário para Fernando Torres virar manchete dos periódicos de todas as partes do mundo. Após uma partida fascinante contra a Nova Zelândia, marcando 3 gols, na vitória da Espanha por 5, e se tornando o jogador que fez 3 gols em menor espaço de tempo, El Niño precisou somente de 11 minutos, entre o minuto 5 e o 17.


Após esse final de semana acredito que o foco tenha mudado um pouco de alvo. Os Sulafricanos estavam aguardando ansiosamente a chegada da seleção Brasileira para que pudessem ver de perto Kaká, Robinho e as outras estrelas verde-amarelas. Mas puderam ver o Brasil ganhar no sufoco da "poderosa" seleção do Egito, enquanto a Espanha passou fácil sobre a Nova Zelandia, com excelente atuação de F. Torres. Acredito que o povo da África, até o final da competição, irá ter uma admiração a mais pela Fúria.


A Espanha é a favorita da Copa das Confederações e também me atrevo a dizer, da Copa do Mundo. Vicente Del Bosque está fazendo um trabalho a ser apreciado e parabenizado, tendo conseguido dar uma cara nova a seleção espanhola que andou por um tempo, apagada.


Agora, Torres será mais cobrado por seus espectadores, que vão querer atuações brilhantes em todas as partidas. Claro, que Torres não pode ser o único ressaltado nessa seleção que conseguiu tornar-se a melhor do mundo pela qualidade do seu plantel. Outros nomes como, Villa, Fábregas, Silva, Puyol e Casillas são grandes destaques da seleção espanhola.


Até o final da Copa das Confederações tenho certeza que Fernando Torres e a Fúria estará em mais vários textos meus. Esta temporada, 2009/2010 tem tudo para ser dele e já deixo claro aqui para todos os leitores que Torres quer e vai conseguir mais do que um simples 3º melhor jogador do mundo.


Agora nos resta esperar e apreciar as próximas partidas da Copa das Confederações, que é um aperitivo do que se poderá ver ano que vem, na Copa do Mundo.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Outro Merengue verde-amarelo


Esta semana com certeza entrará na para a história do Real Madrid e consequentemente de Florentíno Pérez. A tão sonhada contratação de Kaká foi confirmada nesta segunda-feira. Após 2 anos de tentativa, com Berlusconi (presidente do Milan) dizendo que seria impossível Kaká sair do Milan, que este era um sonho que o Real Madrid não iria realizar, Pérez finalmente conseguiu consolidar. A primeira vez em que foi citado o nome do brasileiro no time foi ainda na época Ramón Calderón ( Ex-presidente do Madrid), mas esse sonho logo foi por água abaixo quando foi terminantemente negada qualquer hipótese de negociação com o jogador. A partir daí Kaká virou um sonho de consumo para os madrileños e acabou tornando-se promessa de campanha de Florentino.
A alguns meses atrás caso esse assunto fosse levantado na mídia, mais uma vez iria cair na descrença dos torcedores, dos jornalistas e meu também. Aos poucos começo a perceber a força de Peréz na administração do time merengue. tudo bem, nem tudo que ele promete e diz que irá fazer temos que acreditar, mas já está com muito mais credibilidade que antes. Não descarto mais a hipótese da contratação de Cristiano Ronaldo, pois capaz Florentino já provou ser, agora teremos de questionar a parte financeira e a liberação do Manchester United.


Voltando ao Kaká, o jogador parece estar muito motivado com sua ida para o time espanhol. Aqui gostaria de levantar uma questão: Vale apena gastar quase 180 milhões de reais por Kaká? Só o tempo mostrará a resposta a todos. Deixando explícita minha opinião, Sim! vale a pena. Quantas vezes podemos ver o Real investir em dois ou três jogadores que juntos beiravam essa quantia e não geraram nenhum resultado ao time? O que tem que ser visto é que este dinheiro não está sendo investido em alguma promessa ou um jogador que pode vir a se destacar. Kaká é um grande jogador, disciplinado como poucos, com espírito de liderança, habilidade e determinado. O maestro que o Real Madrid precisa para reger seu meio campo.

Peço desculpas, como Kaká não quer ser comparado a Zidane retirarei o "maestro": " O homem de criação que o Real Madrid precisa para comandar o meio campo". Não ficou tão imponente como o anterior, mas passou a mesma idéia. O jogador não precisa se preocupar com comparações, Zidane e Kaká são completamente diferentes. O francês regia o meio campo do Madrid, mas era volante, armador e muito técnico, Kaká é mais ofensivo e rápido. A nível de importância para o clube, aí sim podem ser comparados.

A camisa não traduz o jogador. Se colocar uma camisa em campo com a bola a sua frente nenhuma das duas irão se mexer. Alguém já se perguntou porque a camisa 10 é para o suposto melhor jogador, o armador, o cérebro do time? Porque foi eternizada por ícones do futebol como Zico e Pelé. Se Zico tivesse jogado com a 16 e Pelé com a 18 seria diferente? O que quero demonstar é que o jogador que faz a importancia da camisa, seja ele 10 ou 30.

Hoje termino esse humilde resenha fazendo minha aposta: Kaká brilhará no Madrid e sua camisa seja o número que for será lembrada para sempre no Santiago Bernabéu.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Finalmente Florentíno



Já era hora! Florentino Pérez foi anunciado o novo presidente do Real Madrid. Como já era esperado Pérez volta a presidência madrileña com promessas de várias contratações e quem sabe construir denovo os "Galáticos".

Concordo que um passo importantíssimo já foi dado. Anteriormente Florentino já estava fazendo diversas especulações de contratações, lista de dispensa, novo técnico, dirigentes mas ainda não era presidente. Agora já conseguiu chegar ao cargo e assim as especulações tomam proporções maiores. Como a tão sonhada contratação de Kaká, que hoje está muito mais próxima do que nunca. Foi acertado até o valor da contratação e em alguns lugares a notícia de que Kaká está no Real Madrid é dada com convicção. Mas no site do jornal espanhol "as" surgiu uma notícia de que o Chelsea tenta cobrir a aposta do time espanhol. Só saberemos o que realmente vai acontecer no decorrer da semana.

Caso a contratação seja confirmada para o time espanhol, uma das promessas de campanha de Florentino já estará realizada. A outra seria a contratação de Cristiano Ronaldo que já deu declaração dizendo que ainda não sabe sobre o seu futuro.

Já podemos ver Florentino mexendo seus pauzinhos para a próxima temporada. Tenho certeza que ele vai fazer de tudo para montar outro time como os Galáticos. Florentino ficou marcado pelo seu feito e vai querer demonstrar de que é capaz de faze-lo novamente. Pensemos como ficaria o time do Madrid caso as especulações de Perez se concretize: Kaká, Cristiano Ronaldo, Xabi Alonso e Frank Ribèry, um meio campo perfeito que consegue conciliar marcação, velocidade, habilidade, criatividade e finalização. Mas como funcionaria o time sem um atacante? Florentino tem a resposta, Ibrahimovic é uma de suas possíveis contratações.
Tudo bem, meio campo perfeito sendo complementado com um dos melhores atacantes do mundo. Mas e a defesa agora que Cannavaro está prestes a voltar para a Juventus? Perez ainda há de pensar nisso, seu raciocínio ainda está do círculo central para frente. Não sou louco de duvidar dele apenas o que posso fazer, como todo jornalista, é questionar.
Se entrarmos no mundo de fantasia da cabeça de Florentino fica difícil de não acreditar nele. Aos poucos o sonhador vai se transformando no poderoso, o louco dá lugar aos capaz. Cabe a nós meros espectadores e apreciadores do futebol, esperar e ver até onde Florentino Perez vai conseguir aliar o desejo com a realidade.