quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Resposta


Nesta janela de transferência o foco principal está sendo o time do Real Madrid. Logo no começo, o time madrileño chocou o mundo com a contratação de Kaká, tornando-se a segunda maior transação da história do futebol, perdendo somente para o francês Zinedine Zidane. Pouco tempo depois, o Real Madrid manda outra: Cristiano Ronaldo é contratado por uma quantia que girou em torno de 90 milhões de dólares e torna-se a maior transação da história do futebol. A cada semana o time merengue soltava um novo nome como especulação e em várias ocasiões conseguiu a contratação. Kaká, Cristiano Ronaldo, Benzema, Albiol, Granero, Negredo e Arbeloa formam o grupo de contratações do Real Madrid até agora.


Mas alguma coisa ainda incomodava a mídia, o Real Madrid fez 7 contratações para a temporada, e o Barcelona ainda não tinha se mexido. Laporta, presidente do clube catalão, estava preocupado em recriminar Florentíno Perez, presidente do Madrid, e suas transações megalomaníacas. Até que surgiu um especulação que o Barcelona iria tentar contratar o atacante David Villa, porém nada foi acertado. O tempo foi passando e o Barcelona não conseguia seu reforço, até que Laporta tira um coelho da cartola, e um coelho sueco. Demorou mas quando veio foi em alto nível, final de semana passado o Barça anunciou a contratação de Zltan Ibrahimovic. O Sueco que atuou pelo Ajax, Juventus e estava na Internazionale,artilheiro da Internazionale na temporada passada com 25 gols, classificado como um dos melhores atacantes do mundo.


Em sua apresentação no Camp Nou, reuniu mais de 50 mil pessoas, beijou o escudo do Barcelona e disse estar muito feliz. Era o que faltava para que as comparações aparecessem, agora todo dia Ibrahimovic "briga" na página principal dos periódicos europeus com Kaká, C. Ronaldo e outra especulação de Florentino.


Ibra, belo jogador, artilheiro, reforço espetacular para qualquer clube. Mas agora o ponto onde discordo: o Barcelona ganhou o "Triplete" na temporada passada. Foi o ataque mais positivo da Liga Espanhola, juntos Eto'o, Messi e Henry marcaram mais de 100 gols. Portanto, a deficiência do Barça não está no ataque e sim em parte do meio campo, na zaga e no gol. Josep Guardiola, técnico do clube catalão, tem que começar a pensar em reforços para essas posições. Pois se a bola não chegar ao ataque, se a defesa não estiver coesa, de nada vai adiantar ter o Ibrahimovic.


Guardiola e Laporta têm pouco tempo para pensar no que poderão fazer e como o próprio Guardiola disse: "O mercado está aberto, mas muito complicado" e a medida que o tempo passa a tendência é ficar mais difícil ainda. O Barcelona tem um belo plantel, que precisa ser refinado e aprimorado. Piqué, Puyol, Dani Alves, Xavi, Iniesta, Messi, Henry, Ibrahimovic serão os alicerces do time, mas acredito que a equipe ainda nao tem substitutos a altura.


Não duvido que o Barcelona irá lutar pela Liga com o Real Madrid, acredito até que ambos possuem a mesma chance e o Barça pode até sair na frente, pois possui a mesma base da temporada passada e precisará de menos tempo para adequar o entrosamento entre os jogadores. A resposta de Laporta já foi dada, mas a cada dia que passa, Florentino lança mais uma pergunta.

2 comentários:

  1. Meu forte nao é futebol mas esse blog é mtoo bom :D

    http://tiomah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse blog, belo texto sobre o barça e o real, parabéns mlk

    ResponderExcluir