sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Perto do Começo


Está chegando! Até que enfim os campeonatos europeus estão começando. As partidas de pré-temporada vão chegando ao fim, o que já nos possibilita fazer um parâmetro do que nos espera nessa temporada.


Como falei, acredito que o centro das atenções será o campeonato espanhol, sendo assim começarei com o próprio.


O tão falado Real Madrid, na pré-temporada teve seus altos e baixos. Teve empate, com a LDU, derrota, para a Juventus e consequente eliminação da Copa da Paz e muitas vitórias, a última por 5 x 0 sobre o Borussia Dortmund, na Alemanha. Bons resultados mas nada que possa refletir o que está por vir na Liga. Nas partidas que assisti, pude avaliar alguns pontos importantes na equipe madrileña. A defesa reforçada, Pepe e Metzelder estão mais fixos possibilitando a liberação dos laterais, Marcelo e Arbeloa. O brasileiro é o que tem mais liberdade nas subidas ao ataque, geralmente Arbeloa segura um pouco mais atrás.


Já na parte do meio campo, precisa de um pouco mais de organização. Kaká e Cristiano Ronaldo, as peças fundamentais da equipe estão voltando muito para chamar o jogo, existindo vezes em que ambos estão atrás da linha de meio campo, o que dificulta a ligação com Benzemá. Já Xabi Alonso está com uma função maior de distribuição do jogo e marcação, não arriscando muitas investidas ao ataque. O que poderia acontecer, pois possui bom remate a longa distância e acredito que será uma das peças fundamentais da equipe madrileña. Completando o meio campo ainda tem Lass e Granero, o primeiro com uma acentuada função de marcação enquanto o outro com poderio ofensivo, fazendo a ligação com o atacante.


Além de 11 bons jogadores em campo o Real Madrid conta com ótimos reservas também. O veterano Raúl, que entrou bem em algumas partidas, será sempre uma opção para Manuel Pellegrini, pois acredito que começará a frequentar mais o banco de resevas. Robben é outra peça fundamental que entrou bem nas partidas de pré-temporada, principalmente na partida contra o Borussia, dando outro ritmo no jogo, com muito mais velocidade no meio campo. Aqui é a parte que critico: Por que Florentino quer vender o Robben? Não é possível que queria fazer caixa agora. Depois de gastar tanto com contratações milionárias, uma das principais peças já existentes no time, está cogitado para sair? Sneijder segue pelo mesmo caminho, ambos fizeram excelente temporada no ano anterior e hoje podem sair da equipe. Seria grande perda para o lado do Madrid. O Banco madrileño ainda é completo com Drenthe, Dudek, Higuaín, Gago, como boas opções e M. Diarra e Nistelrooy, que se recuperam de contusão. Assim está formado o Real Madrid para o começo da temporada 09/2010.


Já seu rival Barcelona continua com a base campeã da temporada passada. As novidades no time são Ibrahimovic, os brasileiros Maxwell e Henrique. As poucas mudanças tem seu lado positivo, o time precisará de menos tempo para se introsar. Não posso falar que o time tem uma parte mais frágil, mas também não posso dizer que todas são coesas. Em todas as partes, com excessão do ataque, tem algum jogador que poderia ser mudado. Na defesa, o grande reforço será a volta de Rafa Márquez e destaque também para os laterais, Dani Alves e Abidal. O meio campo com Iniesta e Xavi é excelente, mas ainda pede um jogador mais rápido e ofensivo, Cesc Fábregas seria ideal, mas para tristeza do Barça, já declarou que ficará no Arsenal. Agora o ponto principal da equipe, o ataque. Dois jogos, só isso que será preciso para Ibrahimovic e Messi se introsarem e acertarem o tempo de jogo um com o outro, quando isso estiver feito, será o pesadelo das defesas advesárias.


Contra o Manchester City, já foi uma demonstração de ataque contra defesa. Apesar da derrota, o time espanhol comandou a partida, que contou com Messi e Ibra desentrosados. Josep Guardiola apostou também nos jogadores da categoria de base, ou como é chamado lá, Barcelona B. Uma das principais características do Barça, apostar em crias da casa, o que na temporada anterior, deu certo. A parte complicada no time do Barcelona é a reserva. O time não possui substitutos a altura de seus titulares. Como pode ser visto na pré-temporada, quando os reservas entravam em campo, quebrava o ritmo do jogo. Esse é o calcanhar de Aquiles catalão.


A parte tática das equipes já está mais ou menos traçadas, podendo haver poucas modificações para o começo da temporada. E nós saimos ganhando que poderemos presenciar uma das melhores temporadas já vistas no futebol mundial.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mais um!


1 é pouco, 2 é bom e 3 é demais? Então avisem isso a Florentino Pérez!

Como de costume o Real Madrid continua nas primeiras capas dos periódicos de todo o mundo. E como não podia ser diferente mais uma contratação anunciada para o time merengue. Após muito tempo de negociação, o Real Madrid anuncia mais uma estrela para seu elenco. O dono da vez é o Espanhol Xabi Alonso. Não percam as contas: Kaká, C. Ronaldo, Albiol, Negredo, Granero, Benzema, Arbeloa e agora Xabi Alonso.


O Madrid está conseguindo fazer algo que nenhum mortal conseguiria imaginar. Seria muita pretenção minha usar a palavra "Time dos Sonhos", mas o clube espanhol está fazendo um time de dar inveja em qualquer um. O que já foi provado, pelo próprio Real Madrid, é que nome não ganha jogo. Até agora, as partidas de pré-temporada também não agradaram muito. 1 empate, 1 vitória e 1 derrota. A Eliminação na Peace Cup também não era esperada.


Tudo bem, ainda é muito cedo para avaliar a equipe e mesmo assim, somente metade das contratações jogaram. Tudo depende de como Manuel Pellegrini irá cuidar de seus atletas, de como será o ambiente na equipe e o introsamento. Pellegrini terá essa difícil missão de "controlar" todas essas estrelas no mesmo lado do campo.


Voltando a falar de Xabi, o espanhol começou sua carreira no Real Sociedad, teve um breve passagem pelo Eibar daí transferiu-se para o Liverpool, onde apareceu para o mundo. Jogou 138 partidas e fez 15 gols, pelo campeonato nacional. Alonso, terá a missão de comandar o meio campo defensivo do Real Madrid, posição que já foi ocupada por Lass, Diarra e Gago, na última temporada. Xabi é uma contratação fundamental para a equipe madrileña, que teve como principais contratações jogadores de ataque. Assim Alonso vem para reforçar uma posição muito carente no time madrileño, que após a saida de Cannavaro ficou mais frágil ainda, a defesa.


Aos poucos Florentino vai mexendo seus pauzinhos e conquistando suas peças fundamentais, não sabendo ouvir um não ou reconhecer uma causa perdida. Por isso, não duvido do caso Ribery, mas esse já é assunto para uma próxima história.